Intoxicação por Maré Vermelha afeta mais de 200 pessoas em Barra de Santo Antônio
Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) estiveram, nesta sexta-feira (2), na cidade de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas, para auxiliar a gestão de saúde local sobre a notificação dos casos suspeitos de intoxicação causados pelo fenômeno conhecido como “Maré Vermelha”.
O fenômeno natural acontece quando há um aumento no número de algas nocivas que liberam toxinas na água e podem causar náuseas, enjoos, problemas respiratórios e irritações na pele. Mais de 200 pessoas, na maioria turistas, apresentaram esses sintomas, após se banharem na Praia de Carro Quebrado, e necessitaram receber assistência médica.
Providências da Sesau
A enfermeira da Gerência de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis da Sesau, Rebeca Tomé, explicou que a Sesau forneceu orientações sobre o processo de notificações compulsórias. “É um processo importante para análise do perfil epidemiológico do problema e para que sejam definidas com precisão as causas do caso apresentado na Barra de Santo Antônio”, ressaltou.
Segundo o médico plantonista do Pronto Atendimento da Barra de Santo Antônio, Durval Bello, os casos foram mais críticos na quarta-feira (31), quando o município registrou 270 casos. “Na quinta-feira [1°] foram atendidos 54 casos. Os casos não são graves e conseguimos estabilizar os pacientes aqui mesmo, na maioria dos casos”, explicou o médico.
Depoimento de paciente
Uma das pacientes que foram atendidas após apresentar sintomas semelhantes aos desencadeados pelo fenômeno “Maré Vermelha” foi Ilany da Silva. Ela relatou que procurou atendimento médico ao sentir muito enjoo e dores na cabeça e na garganta. “Fui muito bem atendida e medicada. Hoje já estou sem sintomas e recuperada do susto”, declarou.
A secretária Municipal de saúde da Barra de Santo Antônio, Amália Silveira, destacou que o acesso à Praia de Carro Quebrado, já foi liberado. “O fenômeno foi pontual. Os visitantes já podem visitar as praias de nossa cidade com segurança”, reforçou a gestora municipal de saúde.
Conclusão
Com a rápida intervenção dos profissionais de saúde e a conscientização da população sobre os riscos da Maré Vermelha, a situação em Barra de Santo Antônio parece estar sob controle. É sempre importante estar atento aos alertas e recomendações das autoridades de saúde para garantir o bem-estar de todos que frequentam as praias da região.