Parto Iniciado em Casa: Mãe tem Fortes Contrações e Equipe do Samu Realiza Atendimento Obstétrico
O atendimento obstétrico domiciliar se tornou necessário no bairro de Ouro Preto, em Maceió, quando Laís começou a ter fortes contrações e o parto foi iniciado em casa. Ao chegar ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encontrou a mãe fora da barriga, porém ainda com a placenta retida, causando intensas dores.
Situação de Emergência
O enfermeiro do Samu, Ícaro Sampaio Omena, contou que ao chegar no local, a mãe estava no chão, queixando-se de dor devido à placenta. Após realizar massagem abdominal para estimular a saída do órgão, a placenta foi expelida com sucesso, aliviando o desconforto da mãe.
O médico socorrista do Samu, Whaston Araújo, relatou que a jovem mãe, Luana Oliveira da Silva, de 21 anos, entrou em trabalho de parto com 40 semanas de gestação e não teve tempo de chegar à maternidade. Tanto a mãe quanto o bebê passam bem, com a recém-nascida apresentando boa vitalidade e sem problemas respiratórios.
Intervenção Rápida
A gerente da Unidade Básica de Saúde local, Adriana de Barros Lima Barbosa, fez contato com o Samu ao saber da situação de emergência. Mesmo com a intenção de encaminhar a parturiente para a maternidade, o parto aconteceu antes da chegada da equipe.
A enfermeira do Posto de Saúde, Janiele Barbosa, explicou que a equipe do Samu chegou rapidamente à casa da parturiente, onde realizaram os procedimentos necessários para o parto e encaminharam mãe e bebê ao Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira.
Equipe Preparada
A coordenadora geral do Samu Maceió, Beatriz Santana, enfatizou a preparação dos profissionais para lidar com emergências como o parto domiciliar, que podem apresentar riscos tanto para a mãe quanto para o feto.
O Samu de Alagoas se destaca por ser pioneiro na criação do Serviço Neonatal no país, dispondo de unidades móveis de terapia intensiva para recém-nascidos e equipe especializada em partos e cuidados neonatais.
Com profissionais capacitados e equipamentos adequados, o Samu garante atendimento de qualidade em situações de emergência como a vivenciada por Laís e Luana, proporcionando segurança e assistência necessária tanto para as mães quanto para os bebês.