Mais de 14 mil carteiras de identidade aguardam retirada nos postos de atendimento em Alagoas.

Carlos Adalberto

Mais de 14 mil carteiras de identidades estão encalhadas nos postos de atendimento em Alagoas

Levantamento aponta mais de 14 mil Carteiras de Identidade esquecidas em Alagoas

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas realizou um levantamento da quantidade de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) que foram impressas, mas que estão esquecidas nos postos da rede de atendimento à população. O relatório apontou que na capital são 5.791 e no interior do Estado 8.874, totalizando 14.665 documentos prontos para entrega, aguardando apenas a retirada pelos requerentes.

Carteiras de Identidade disponíveis para retirada

Esse mesmo levantamento apontou que, muitas vezes, esse esquecimento se deve pelo fato de quem solicitou a carteira de identidade desconhece um serviço gratuito oferecido pelo Instituto de Identificação que permite acompanhar o processo de emissão do CIN. A ferramenta de busca do Sistema RG Online foi desenvolvida para garantir uma maneira segura de rastreamento, sem que o usuário precise sair de casa para saber se o documento já está disponível para retirada.

O serviço para obter informações sobre a situação da emissão da sua nova carteira de identidade está disponível na área de serviços do site da Polícia Científica, www.policiacientifica.al.gov.br. Ao usar a ferramenta, o requerente tem várias vantagens, a principal delas é evitar a locomoção desnecessária várias vezes para o posto onde ele foi atendido, apenas para verificar se o documento dele chegou ou não.

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que no processo de emissão do CIN, o atendente do Instituto irá entregar um comprovante, onde consta o prazo de entrega e o protocolo de atendimento para acompanhamento on-line no site. Quando acessar a ferramenta, o sistema irá pedir que o requerente digite o protocolo que ele foi atendido, se não estiver com esse código, ele poderá utilizar o número do CPF para fazer o acompanhamento on-line.

Sistema de acompanhamento online

“Assim que o atendimento presencial para dar entrada no processo de emissão da carteira de identidade é concluído, o cidadão já pode ter acesso ao sistema de acompanhamento on-line. Por isso, a importância do cidadão conhecer essa importante ferramenta que permite verificar de forma fácil e segura em que situação está a impressão do documento. Quando ele estiver pronto, o sistema avisará que ele poderá comparecer ao posto para fazer a retirada da carteira de identidade”, explicou Silveira.

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