Audiência pública nesta quinta (29) para discutir a nova tarifa de energia elétrica em AL

Carlos Adalberto

Nova tarifa de energia elétrica em AL será discutida em audiência pública nesta quinta (29)

ANEEL Recebe Sugestões Sobre Cálculo da Nova Tarifa de Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está aberta a receber sugestões da população até 18 de março deste ano. A discussão gira em torno do cálculo da nova tarifa de energia elétrica da Equatorial Alagoas, que entrará em vigor a partir de 3 de maio de 2024.

No dia 29 de fevereiro, a ANEEL realizou uma audiência pública em Maceió para debater com os cidadãos o assunto. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas (OAB-AL), com credenciamento de participantes às 8h30 e início às 9h.

A Equatorial Alagoas é responsável por atender cerca de 1.357.304 milhão de unidades consumidoras em 102 municípios do estado. Os índices preliminares calculados pela ANEEL para a Consulta Pública nº 001/2024, que foram discutidos na audiência pública, são os seguintes:

Confira abaixo os índices propostos:

Empresa: Equatorial Alagoas

Consumidores residenciais – B1: 2,61%

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média: 2,67%

Alta tensão em média: -3,34%

Efeito Médio para o consumidor: 0,93%

Os principais pontos que influenciaram a proposta foram os custos com encargos setoriais, as atividades de distribuição de energia e os componentes financeiros.

Contribuições e Processos Tarifários

Os interessados podem enviar suas contribuições até 18 de março de 2024 para os e-mails disponíveis. É importante ressaltar a diferença entre a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA).

O processo de RTP envolve a definição do custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o RTA é mais simples e consiste na atualização da Parcela B pelo índice de inflação estabelecido no contrato.

Em ambos os casos, os custos com compra e transmissão de energia, assim como os encargos setoriais para políticas públicas, são repassados aos consumidores. A ANEEL busca ouvir a sociedade e garantir uma decisão justa e transparente no cálculo da tarifa de energia elétrica.

Leave a Comment