9ª Edição da Festa do Búfalo e 7ª Expofeira movimenta Passo do Sobrado
A abertura oficial dos portões da 9ª edição da Festa do Búfalo e da 7ª Expofeira, em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, acontece nesta quarta-feira (14), às 19h, na Comunidade Matriz Nossa Senhora do Rosário. As atividades ocorrerão até o dia 17 na cidade.
Entre os destaques, está a degustação de carne de búfalo de forma gratuita. A cerimônia visa ressaltar a importância da criação do búfalo no município, que movimenta R$ 2 milhões por ano, assim como comemorar o aniversário de 32 anos de emancipação política.
Expectativa de 25 mil visitantes e atrações variadas
Além da degustação da carne e das exposições, o destaque do evento será o show Rodeio Country da equipe César Paraná. A Festa do Búfalo terá bailes, shows, exposição da agricultura familiar e a gastronomia típica da cidade. Durante os quatro dias, a expectativa é de atrair 25 mil visitantes.
Realizada pela primeira vez em 2003, a Festa do Búfalo é promovida a cada dois anos em Passo do Sobrado. No entanto, a última edição ocorreu há oito anos, em 2016, devido à pandemia da Covid-19 e questões econômicas.
Criação de Búfalo como marco cultural da comunidade
Sobre a criação de búfalo, o município do Vale do Rio Pardo tem mais de duas mil cabeças do animal distribuídas pelos 50 pecuaristas. Além da carne de búfalo, o leite e seus derivados como queijo, nata e iogurte também são comercializados. O animal tornou-se um marco cultural da comunidade desde os anos 2000.
Há oito anos no ramo da criação e venda de búfalo, a pecuarista Vanessa Cristiane Ferreira Rutsatz e sua família produzem o salame de búfalo. A comercialização das cinco mil toneladas do alimento ao longo do ano é realizada dentro do município e em eventos pelo Estado.
Adaptabilidade do Búfalo e a 7ª Expofeira
O búfalo tem boa adaptabilidade ao clima da região, mas requer lagos ou rios próximos devido à sua necessidade de passar 40% do tempo na água. Paralela à Festa do Búfalo ocorre a 7ª Expofeira, que contará com produtos e alimentos dos feirantes locais, exposições de arte, artesanato e iguarias caseiras como cucas.
Para os dois eventos, o valor da entrada diária é de R$ 15,00.