O Desfile da Beija-Flor em Homenagem a Maceió no Carnaval de 2024
O enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, neste Carnaval de 2024, está mexendo com os corações dos maceioenses. “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila” conta no desfile deste domingo (11), a partir das 23h, a história de Benedito dos Santos, o Rás Gonguila, criador do bloco carnavalesco Cavaleiro dos Montes, surgido por volta da década de 1930.
Na capital fluminense, o horário marcado para a entrada da Beija-Flor no sambódromo é 23h. Aqui em Maceió, a transmissão fará parte da programação do Carnaval da cidade, que começa neste sábado (10) e contará com atrações locais para agitar o público. Serão orquestras de frevo e grupos de samba, pagode, axé e muito mais.
Além de estar no tema do desfile, Maceió também estará presente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí através da participação de artesãos, brincantes e mestres do Patrimônio Vivo da cultura da capital. Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento, filhos de Rás Gonguila, vão desfilar reverenciando a memória do pai e mostrando que o Carnaval está no sangue.
Os artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), que já estão no Rio de Janeiro para o desfile da Beija-Flor, confeccionaram a renda de filé usada para compor fantasias e carros alegóricos da escola de samba. Eles foram levados à capital fluminense pela Prefeitura de Maceió, que está entre os patrocinadores do desfile da Beija-Flor em 2024.
Surgir como enredo da Escola de Samba Beija-Flor fortalece a identidade cultural de Maceió, que na noite deste domingo aparecerá como ponto de destaque do Carnaval brasileiro, o que é positivo para o turismo e para a economia da cidade.
A Beleza do Desfile da Beija-Flor em 2024
Além da transmissão do desfile neste domingo, o QG do Rás Gonguila também transmitirá, na tarde da Quarta-feira de Cinzas, a apuração dos votos que consagrará a escola campeã do ano. A presença de Maceió no Carnaval carioca traz não só orgulho para os maceioenses, mas também destaca a cultura e tradições locais em uma das maiores festas do Brasil. É uma oportunidade única de mostrar a riqueza e diversidade do estado de Alagoas para todo o país.