O Teatro de Los Andes, grupo boliviano reconhecido internacionalmente, está de volta ao Porto Alegre em Cena pela terceira vez após um hiato de 20 anos. O espetáculo deste ano conta com a apresentação de dois trabalhos: “Fronteira Fracas(o) – sexta (15/3) e sábado (16/3)” e “Un Buen Morir – Del Amor y Otras Iluminaciones, nos dias 18 e 19 de março”.
Uma Fronteira em Destaque
A peça “Fronteira Fracas(o)” é fruto de uma parceria entre os Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, e o Teatro de Los Andes. Dirigido por Fernando Yamamoto, o espetáculo aborda a chegada de um grupo de homens em um vilarejo que decide dividir o local por motivos econômicos, enfrentando a resistência da população e gerando reflexões sobre fronteiras geográficas e subjetivas.
Explorando Temas Profundos
Alice Guimarães, atriz gaúcha que atua no Teatro de Los Andes, conta que a montagem busca promover reflexões sobre as relações entre os países latino-americanos e a falta de conexão do Brasil com o restante do continente. O espetáculo é uma oportunidade de explorar temas profundos e atuais, incentivando o público a pensar sobre a importância da proximidade cultural na região.
Um Olhar sobre a Morte e o Amor
Já “Un Buen Morir – Del Amor y Otras Iluminaciones” traz a história de dois atores que, em um cenário surreal de café da manhã, revivem lembranças de seus encontros e desencontros. Com direção de Elías Cohen e texto de Alex Aillón Valverde, a peça aborda a intimidade de um casal longevo e sua finitude, explorando temas como relacionamentos, despedidas e a passagem do tempo.
Reflexões sobre o Buen Vivir
O título do espetáculo faz referência ao conceito de “buen vivir” da cosmovisão andina, que valoriza a igualdade entre o ser humano e a natureza. Para Guimarães, essa abordagem influencia o entendimento sobre a morte na Bolívia, onde a passagem é vista como parte natural da vida. A montagem dialoga com obras clássicas como Romeu e Julieta e Samuel Beckett, trazendo uma perspectiva única sobre o tema.
Com apresentações marcadas no Teatro Renascença e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Teatro de Los Andes promete envolver o público em reflexões profundas e emocionantes sobre temas universais como fronteiras, morte, amor e conexão cultural na América Latina. Não perca a oportunidade de prestigiar esses talentosos artistas em ação!