Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde a quase 10 mil maceioenses em seis meses ab3e2e8e7892fb08c18c3d4a4fc37f39_L - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde a quase 10 mil maceioenses em seis meses

728x90

728x90

As ações de saúde e cidadania desenvolvidas nos seis meses do projeto Vida Nova nas Grotas atingiram, nesta quarta-feira (28), o saldo de 9.822 mil pessoas beneficiadas com serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em 17 comunidades de Maceió. Foram 8.750 moradores alcançados de agosto a dezembro de 2017 e 1.072 no mês de fevereiro.

 

As famílias beneficiadas pelo projeto, na retomada de suas atividades no dia 21 de fevereiro deste ano (não houve ação no mês de janeiro), são moradoras da Grota do Estrondo, na Pitanguinha, e na quarta (28), na Grota da Amizade, no Sítio São Jorge. Na primeira ação, foram alcançadas 492 habitantes e, nesta segunda, 580.

 

As ações do projeto Vida Nova nas Grotas são desenvolvidas pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A finalidade do programa é levar melhorias em mobilidade urbana e atividades de inclusão social à população carente da capital.

 

 

Dos serviços disponibilizados no segundo mês deste ano nas duas grotas, constaram aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV e vacinas para atualização do calendário de imunização. Nas tendas e estandes, na Grota da Amizade, os técnicos da Sesau proferiram palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis.

 

“Os técnicos também passam orientação sobre como se prevenir de diversas doenças, entre elas a dengue, zika, chikungunya e saúde bucal, além da atualização do calendário vacinal, uma ação que pode salvar vidas e prevenir problemas mais sérios”, destacou Elma de Araújo, assessora técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau.

 

O reconhecimento da importância do projeto é confirmado pelos moradores da Grota, como fizeram Maria dos Santos e Nadjane Souza. Ambas aproveitaram as ações para serem imunizadas e elogiaram a iniciativa. “É muito bom que esses serviços venham onde o povo está”, disse Maria, sendo corroborada por Nadjane.

 

 

 

Ainda durante o evento, no Sítio São Jorge, foram distribuídas mangas protetoras de sol para motociclistas. “Pessoas que utilizam motos como meio de transporte acabam muito expostas às ações dos raios solares. E é importante que todos utilizem protetores solares e mangas de proteção”, reforçou Elma Araújo.

 

O motociclista Gustavo da Silva destacou que a distribuição de mangas protetoras de sol pelo projeto Vida Nova nas Grotas é uma ação louvável para quem utiliza motocicletas. “É importante esse equipamento de proteção contra o sol para que problemas maiores como câncer não surjam com o tempo”, salientou.

 

Na avaliação da assessora técnica, as ações de saúde nessas comunidades são de extrema importância. Os moradores, segundo ela, têm acesso, também, a palestras sobre saúde bucal. “Com isso, o Governo do Estado atua, por meio da Sesau, para prevenir uma série de doenças nas grotas da capital”, enfatizou a assessora.

 

 

No contexto geral do projeto, a parceria do Governo de Alagoas com a ONU-Habitat visa promover não apenas ações de saúde, mas, também, melhorias em mobilidade urbana e atividades de inclusão social, desenvolvimento econômico, prevenção à violência e educação, entre outros benefícios comunitários.

Fonte: AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display