UPA do Tabuleiro do Martins abre as portas para a população neste domingo (15) inauguracao_da_upa_do_tabuleiro_do_martins_foto_marcio_ferreira_20191214_1732338719 - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

UPA do Tabuleiro do Martins abre as portas para a população neste domingo (15)




Inaugurada neste sábado (14), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Galba Novaes de Castro abre as portas para atender a população a partir das 7 horas deste domingo (15). O equipamento de saúde do porte 3 (o mais amplo) foi entregue pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante solenidade que reuniu moradores do Tabuleiro do Martins, secretários estaduais e diversas outras autoridades.

Renan Filho recordou que a UPA do Tabuleiro do Martins é a quarta Unidade de Pronto Atendimento entregue pelo Governo do Estado só na capital alagoana e que, no primeiro semestre do próximo ano, serão construídas mais duas, uma na Chã da Jaqueira e outra na parte baixa da cidade.

Inauguração da UPA do Tabuleiro do Martins (Foto: Márcio Ferreira)

Ele explicou que a Unidade de Pronto Atendimento é a porta de entrada do sistema público de saúde, fundamental para estruturação deste. “A UPA ajuda e muito a desafogar o HGE (Hospital Geral do Estado). Só para você ter uma noção: o HGE atende 600 pessoas por dia, das quais 300, aproximadamente, são de urgência, ou seja, pessoas que não deveriam estar lá, porque é um hospital de alta complexidade – que trata de coisas mais graves – mas as pessoas acabam indo pra lá porque antes não tinham onde ser atendidas. Agora, só nessa UPA aqui, vamos poder atender mais gente do que o HGE atende em urgência”, comparou.

Com investimento de R$ 5,1 milhões em recursos próprios do Governo do Estado, a UPA Galba Novaes de Castro vai beneficiar uma população de aproximadamente 243 mil pessoas dos bairros do Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Clima Bom, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia e Forene, além dos municípios próximos, como Rio Largo, Santa Luzia, Pilar e Satuba.

Renan Filho informou que até o quinto mês de funcionamento, o Governo do Estado vai arcar com o custeio do equipamento, enquanto busca o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que repassará cerca de meio milhão por mês para o funcionamento da UPA.

Inauguração da UPA do Tabuleiro do Martins (Foto: Márcio Ferreira)

“Com essa rede de urgência organizada, a gente desafoga o HGE, mas tem sido muito sobrecarregado nos últimos anos. Então, a ideia é que a gente amplie o número de UPAS para que o cidadão tenha um serviço de urgência cada vez mais próximo da sua casa”, acrescentou o secretário Alexandre Ayres.

A UPA do tipo 3 é dotada de 19 leitos, sendo 15 de observação e 4 de urgência. Conta com especialidades como pediatria, clínica-geral, ortopedia e odontologia. Dentre os serviços ofertados constam: classificação de risco, sala de nebulização, seis consultórios médicos, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma. O funcionamento é 24 horas e a Unidade tem capacidade para atender até 350 pessoas por dia.

Renan Filho disse que o nome da UPA do Tabuleiro é uma homenagem ao falecido vereador Galba Novaes de Castro, pai do deputado estadual Galba Novaes, que prestigiou a solenidade, acompanhado de familiares. O governador agradeceu ao deputado estadual que cedeu, durante um ano e meio, o Instituto Galba Novaes de Castro para que fosse instalado o Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand, demolido para a construção da UPA.

Inauguração da UPA do Tabuleiro do Martins (Foto: Márcio Ferreira)

“Nada mais justo do que homenagear o ex-vereador Galba Novaes de Castro, que é pai do deputado e dá nome ao Instituto e agora à UPA. Ele foi um grande líder dessa região, representante político, uma pessoa que carregava grande autoridade moral”, recordou Renan Filho.

Maceioense, Galba Novaes de Castro exerceu o cargo de vereador por quatro mandatos, sendo presidente da Câmara em quatro oportunidades. Militar do Exército Brasileiro, ele também esteve à frente da Assistência Social, direção do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal) e foi prefeito interino de Maceió, em 1987.

“Nesse momento, estamos inaugurando o melhor equipamento de saúde da região. Estou emocionado e muito satisfeito, porque o povo da minha terra (o Tabuleiro do Martins) merece”, afirmou Galba Novaes.

Inauguração da UPA do Tabuleiro do Martins (Foto: Márcio Ferreira)

Renan Filho lembrou ainda que após entregar este ano, em Maceió, o Hospital da Mulher e as UPAs do Jacintinho e do Tabuleiro do Martins, o Governo do Estado se prepara para inaugurar, em 2020, o Hospital Metropolitano, também no Tabuleiro, e o Regional do Norte em Porto Calvo.

Outros dois hospitais regionais estão sendo erguidos no interior do Estado, nos municípios de União dos Palmares e Delmiro Gouveia. Está prevista, ainda, para o próximo ano, a assinatura da ordem de serviço para a edificação do Hospital da Criança, em Maceió.

“Esse é o maior conjunto de obras que a saúde alagoana já viu. Vamos iniciar, agora, as policlínicas, as clínicas da família. Esse será, sem dúvidas, o maior ciclo de investimentos em saúde pública que o nosso Estado já viu”, arrematou Renan Filho.

Fonte: AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display


No Banner to display