O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu hoje (8) incluir novas áreas nas rodadas de licitação de blocos para petróleo e gás natural previstas para o ano que vem, com o objetivo de aumentar a competitividade das licitações. Foram incluídos setores na Bacia de Sergipe-Alagoas e na Bacia de Pernambuco-Paraíba na 15º Rodada de Licitações de blocos exploratórios sob o regime de concessão, programada para maio de 2018.  Para 4ª Rodada de Licitações de blocos sob o Regime de Partilha de Produção, foi incluída uma área ao sul do prospecto de Uirapuru. O CNPE também fez alterações em áreas da Bacia de Campos que seriam ofertadas na 15ª e na 16ª rodadas de Licitações.  Na reunião, foram apresentadas as áreas nas quais a Petrobras manifestou o direito de preferência para atuar como operador com participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração e produção nas 2ª e 3ª Rodadas de Licitações de Partilha de Produção. Dentre as áreas, estão o Campo de Sapinhoá, além das áreas dos prospectos de Peroba e Alto de Cabo Frio. As duas rodadas estão agendadas para dia 27 de outubro, e a União espera arrecadar R$ 7,75 bilhões a título de bônus de assinatura dos contratos, caso as oito áreas ofertadas sejam arrematadas.  O encontro foi presidido pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.  Biodiesel  O CNPE também debateu na reunião de hoje a possibilidade de antecipação para março de 2018 a obrigatoriedade de acréscimo de 10% de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, o chamado B10. Atualmente, o percentual está em 8% (B8) e a previsão inicial é que seja elevado para 9% e 10%, respectivamente, a partir de 1º de março de 2018 e 1º de março de 2019.  Na reunião de hoje foram aprovadas as diretrizes estratégicas para o Programa RenovaBio e instituído um grupo de trabalho para elaborar propostas de revisões normativas para implementação do Programa, lançado para incentivo da expansão e produção de biocombustíveis no Brasil. Foram também criados os Comitês de Monitoramento de Abastecimento de Etanol e de Biodiesel, para monitorar e avaliar sistematicamente o mercado desses biocombustíveis.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu hoje (8) incluir novas áreas nas rodadas de licitação de blocos para petróleo e gás natural previstas para o ano que vem, com o objetivo de aumentar a competitividade das licitações. Foram incluídos setores na Bacia de Sergipe-Alagoas e na Bacia de Pernambuco-Paraíba na 15º Rodada de Licitações de blocos exploratórios sob o regime de concessão, programada para maio de 2018. Para 4ª Rodada de Licitações de blocos sob o Regime de Partilha de Produção, foi incluída uma área ao sul do prospecto de Uirapuru. O CNPE também fez alterações em áreas da Bacia de Campos que seriam ofertadas na 15ª e na 16ª rodadas de Licitações. Na reunião, foram apresentadas as áreas nas quais a Petrobras manifestou o direito de preferência para atuar como operador com participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração e produção nas 2ª e 3ª Rodadas de Licitações de Partilha de Produção. Dentre as áreas, estão o Campo de Sapinhoá, além das áreas dos prospectos de Peroba e Alto de Cabo Frio. As duas rodadas estão agendadas para dia 27 de outubro, e a União espera arrecadar R$ 7,75 bilhões a título de bônus de assinatura dos contratos, caso as oito áreas ofertadas sejam arrematadas. O encontro foi presidido pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Biodiesel O CNPE também debateu na reunião de hoje a possibilidade de antecipação para março de 2018 a obrigatoriedade de acréscimo de 10% de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, o chamado B10. Atualmente, o percentual está em 8% (B8) e a previsão inicial é que seja elevado para 9% e 10%, respectivamente, a partir de 1º de março de 2018 e 1º de março de 2019. Na reunião de hoje foram aprovadas as diretrizes estratégicas para o Programa RenovaBio e instituído um grupo de trabalho para elaborar propostas de revisões normativas para implementação do Programa, lançado para incentivo da expansão e produção de biocombustíveis no Brasil. Foram também criados os Comitês de Monitoramento de Abastecimento de Etanol e de Biodiesel, para monitorar e avaliar sistematicamente o mercado desses biocombustíveis.

8 de junho de 20170

O campo da Academia de Futebol do Palmeiras esteve desabitado nesta quinta-feira. Na reapresentação do clube após a derrota para o Coritiba, na última quarta, a parte interna foi povoada pelos…

Mais detalhes
Tricolor acerta venda de Luiz Araújo; Thiago Mendes também pode sair

Tricolor acerta venda de Luiz Araújo; Thiago Mendes também pode sair

2 de junho de 20170

Luiz Araújo irá deixar o São Paulo. Na manhã desta sexta-feira, o Tricolor, que detém 70% dos direitos econômicos do atleta, acertou a venda do atacante para o Lille-FRA por…

Mais detalhes
Moisés admite Eduardo mais cauteloso que Cuca no Palmeiras

Moisés admite Eduardo mais cauteloso que Cuca no Palmeiras

22 de maio de 20170

Depois de conquistar o título Brasileiro de 2016 e receber a camisa 10 do Palmeiras para atuar nessa temporada, Moisés acabou tento de interromper sua grande fase em campo por…

Mais detalhes
Time misto do Palmeiras não cria e perde para a Chape na Arena Condá

Time misto do Palmeiras não cria e perde para a Chape na Arena Condá

21 de maio de 20170

O Palmeiras enfrentou a Chapecoense com time misto na noite deste sábado, mas o futebol apresentado foi digno de time reserva. Sem criar, o Verdão foi derrotado pelos mandantes por…

Mais detalhes
Palmeiras estreia Cuca com dois de Borja e goleada sobre Vasco

Palmeiras estreia Cuca com dois de Borja e goleada sobre Vasco

14 de maio de 20170

O Palmeiras iniciou a defesa do título brasileiro de maneira bem-sucedida durante a tarde deste domingo. Na partida que marcou o retorno do técnico Cuca, disputada no Estádio Palestra Itália,…

Mais detalhes
Corinthians empata com a Ponte Preta e é a primeira força do Estado

Corinthians empata com a Ponte Preta e é a primeira força do Estado

7 de maio de 20170

O Corinthians é a primeira força do Estado de São Paulo. Neste domingo, o antes contestado time dirigido por Fábio Carille contrariou de vez as análises de quem o via…

Mais detalhes
Suspensão de Thiago Maia abre espaço para Donizete na Liberta

Suspensão de Thiago Maia abre espaço para Donizete na Liberta

5 de maio de 20170

O Santos não contará com Thiago Maia na partida diante do The Strongest, no próximo dia 17, às 19h30 (de Brasília), em La Paz, pela quinta rodada da fase de…

Mais detalhes
São Paulo terá de quebrar tabus contra o Corinthians para ir à final

São Paulo terá de quebrar tabus contra o Corinthians para ir à final

23 de abril de 20170

O São Paulo convive com três incômodos tabus antes de enfrentar o Corinthians, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista: o de nunca de ter derrotado o arquirrival…

Mais detalhes
Com início avassalador, Ponte faz 3 a 0 no Palmeiras e abre vantagem

Com início avassalador, Ponte faz 3 a 0 no Palmeiras e abre vantagem

16 de abril de 20170

A Ponte Preta deu um passo importante para chegar à final do Campeonato Paulista. Neste domingo, a Macaca recebeu o Palmeiras, no Moisés Lucarelli, pela partida de ida das semifinais…

Mais detalhes
Roberto Firmino é confirmado no ataque para encarar o Paraguai

Roberto Firmino é confirmado no ataque para encarar o Paraguai

27 de março de 20170

O atacante Roberto Firmino foi confirmado pelo técnico Tite como o centroavante da Seleção Brasileira na partida desta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Paraguai, no estádio de Itaquera.…

Mais detalhes