Secult diz que não recebeu pedido de apoio para o Cine Pedra

Foto: Blog Amigos de Delmiro Gouveia

Foto: Blog Amigos de Delmiro Gouveia

A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) informou, por meio de sua Assessoria de Comunicação (Ascom), que está ciente da história do Cine Pedra e que reconhece a relevância dele para a região, mas que, até o momento, não houve solicitação de apoio ou qualquer demanda relacionada a ele.

Sobre a manutenção das instalações onde funcionaram os cines Pedra e Real, a Ascom da Secult esclareceu que possui o setor Pró-Memória, que fiscaliza e acompanha a situação dos prédios tombados pelo Estado, no entanto, ressalta que os equipamentos não são tombados.

Por outro lado, conforme a assessoria, o Estado investiu mais de R$ 1,5 milhão em editais para o fomento da produção audiovisual e realização do circuito cinema de Penedo, resgatando o festival e colocando Alagoas na rota nacional do cinema.

Ainda de acordo com a Secult, houve a reativação do Núcleo de Produção Digital, instalado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas e aquisição de equipamentos de última geração, em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), oferecendo uma estrutura de captação e edição de imagem e som para os produtores audiovisuais.

Apesar disso, a Secult não tem informações sobre quantos cinemas estão em atividade, foram abertos ou deixaram de funcionar em Alagoas, ou seja, não existe, por parte da Secretaria, uma catalogação dos cinemas no estado.

Para resolver essa situação, em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a secretaria está realizado um mapeamento cultural em todo o estado, com a finalidade de obter dados sobre todos os segmentos culturais. Com isso, ao final deste levantamento, será possível identificar e catalogar todos os cinemas alagoanos.

O diretor de Cultura de Delmiro Gouveia, Giuliano Ribeiro, explicou para a reportagem que o município encontra dificuldades financeiras para ajudar ao Cine Pedra, mas que, por outro lado, em parceria com o Departamento de Juventude, o Departamento de Cultura tem promovido o projeto Cine Itinerante, por meio do qual são exibidos filmes educativos para moradores de distritos e povoados do município.

Essa é a quarta parte da reportagem. Leia as outras partes:

Let’s block ads! (Why?)

Source: Correio Notícia


No Banner to display


No Banner to display