Polícia de proximidade: Ronda no Bairro se instala na orla de Maceió BAIRRO - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Polícia de proximidade: Ronda no Bairro se instala na orla de Maceió

728x90

728x90

O governador Renan Filho lançou, na manhã deste sábado (10), o Programa Ronda no Bairro na orla marítima de Maceió. A solenidade foi realizada na Praça Multieventos, praia de Pajuçara, e reuniu secretários de Estado e diversas outras autoridades.

Renan Filho revelou que quando a nova estratégia de Segurança Pública chegar ao Benedito Bentes, após instalação e consolidação do Programa no Jacintinho e na orla de Maceió, o Ronda no Bairro terá um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.

“Trata-se de um investimento substancial. São recursos aplicados em incremento salarial, contratação de pessoas e de agentes de proximidade. Essa é a demonstração de que a Segurança Pública é prioridade para nós. Vamos seguir investindo para melhorar a vida das pessoas, promovendo a paz e elevando a sensação de segurança dos alagoanos”, declarou o governador, acrescentando que a ideia, mais adiante, é estender o Programa ao interior do Estado.

O Ronda no Bairro vai atuar na orla marítima de Maceió, no trecho compreendido entre o Memorial à República, no Jaraguá, até Jacarecica. São 22 patrulhas formadas por trios, num total de 66 policiais e agentes de proximidade por turno. Eles foram distribuídos em perímetros delimitados, de acordo com o planejamento operacional definido para os 12 km de cobertura do Programa.

“Vamos agora, com o lançamento aqui na orla, consolidá-lo, porque política pública precisa ser lançada, consolidada e ampliada. Nós fizemos isso no Jacintinho, onde o Ronda no Bairro já apresenta bons resultados. Agora, vamos consolidá-lo aqui para levá-lo ao Benedito Bentes, um bairro muito populoso e com um forte comércio”, detalhou o governador.

Na orla, terão cobertura do Ronda no Bairro as áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. O Programa do Governo de Alagoas está sob a responsabilidade das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Segurança Pública (SSP), Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O modelo de polícia de proximidade já foi adotado em Nova York, Los Angeles e no Rio de Janeiro, onde o governador esteve e conheceu de perto o Programa, que lá é denominado de “Operação Segurança Presente”. O idealizador e responsável pela instalação no Rio de Janeiro, coronel Felipe Gonçalves, participou da solenidade de lançamento do Ronda no Bairro na orla de Maceió.

“Eu gostaria de parabenizar o governador Renan Filho pela coragem de trazer o que ele viu de inovação, porque o Programa Segurança Presente, tal qual o Ronda no Bairro, é a maior inovação em Segurança Pública do Brasil. Então, ele foi ao Rio, conheceu o Programa, adaptou e aprimorou a experiência para Alagoas, já aplicada em outras polícias do mundo, como em Nova York, Los Angeles e na Inglaterra”, afirmou o coronel.

De acordo com ele, o Programa tem dois anos de atuação no Rio de Janeiro e já está consolidado em seis cidades do Estado. “Temos 1200 policiais por dia nas ruas e é um programa muito importante que o Governo do Estado e a população não abrem mão, em hipótese nenhum”, enfatizou.

Mais seguro

De férias em Maceió, o casal André Damasceno e Giovanna Dias, procedente de São Paulo, aprovou a iniciativa do Governo de Alagoas.

“A gente precisa bastante dessa proximidade, dessa segurança sem agressividade, porque já estamos cheios de corrupção, de agressão, de violência e precisamos de mais humanidade”, disse ela.

“É a segunda vez que venho pra cá. A gente se sentiu mais seguro aqui e, por isso, voltamos”, atestou ele.

O coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, destacou que foi graças ao ajuste fiscal implementado pelo Governo do Estado que a Segurança Pública pôde contar com mais um aliado na prevenção à violência.

“O principal diferencial do Programa é a presença do agente de segurança próximo da população, além da equipe de articulação e mobilização social, que ajuda a identificar e articular a comunidade para novamente ocupar as praças, os ambientes de convivência mútua com segurança e qualidade”, afirmou Maxwell Santos.

Em seu discurso, o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, pediu dedicação aos policiais que vão atuar na nova etapa no Ronda no Bairro na Orla de Maceió.

“Jamais iríamos alcançar o sucesso do Programa no Jacintinho sem a integração. Depois do homicídio, o crime que mais incomoda a sociedade é o roubo e o furto. Graças a parcerias com outras Secretarias, conseguimos ótimos resultados. Temos uma mudança gigantesca na face da Segurança Pública, graças aos investimentos realizados, que resgatam a dignidade do policial e atendem às demandas da sociedade”, avaliou o coronel.

Participaram, também, da solenidade, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; da Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt; da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; da Infraestrutura, Humberto Carvalho; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; o presidente do Alagoas Ativos, Hélder Lima; do Detran, Antônio Carlos Gouveia; e do AL Previdência, Horácio Rafael; além do delegado-geral de Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adriano Amaral; e da Polícia Militar, Marcos Sampaio.

Prestigiaram, ainda, o evento o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), coronel Nilton Diniz; o coordenador operacional da Operação Segurança Presente no Rio de Janeiro, capitão Hugo Caque; a deputada federal Rosinha da Adefal e estaduais Ronaldo Medeiros, Galba Novaes, Isnaldo Bulhões, Carimbão Júnior e Marcos Barbosa, além dos vereadores por Maceió: Silvano Barbosa, Sílvio Camelo, Ana Hora, Galba Neto e Vítor Canuto, este por Chã Preta.

AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display