banner ads
Maratona hídrica da Semarh leva água potável para municípios do Sertão de Alagoas e2dd99f88454b570c8c4f7df05da4bca_L - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Maratona hídrica da Semarh leva água potável para municípios do Sertão de Alagoas




Levar o acesso à água potável e de boa qualidade para o consumo humano é uma das premissas do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Com esse foco, será realizada, nas próximas semanas, a Maratona Hídrica, ação que tem o intuito de levar os benefícios e programas executados pela Semarh aos municípios do Sertão de Alagoas.

Nesta quarta (13), o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, fará a entrega das outorgas emitidas por meio da campanha de cadastramento e regularização dos usuários de água, às 9h, no Campus Sertão da UFAL, em Delmiro Gouveia. E, às 15h, serão inaugurados três Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD), no município de Quebrangulo.

Já na próxima quinta (14), uma nascente que foi recuperada pelo Programa de Recuperação de Nascentes, será entregue em União de Palmares, na Serra da Barriga. Essas ações, juntas, vão beneficiar mais de mil pessoas.

Ações acontecem em Delmiro, Quebrangulo e União dos Palmares nesta quarta (13) e quinta-feira (14)  Ascom Semarh

“Vamos buscar fazer uma espécie de maratona hídrica, percorrendo 21 municípios do Sertão e região, para entregar e acompanhar as obras hídricas e, assim, levar esse produto tão valioso para estes que tão necessitam, que é a água. Levando uma melhor qualidade de vida a esta população”, explicou o secretário da Semarh, Fernando Pereira.

A entrega das duzentas outorgas emitidas por meio da campanha de cadastramento e regularização dos usuários de água em Delmiro, serve para capacitar os produtores rurais sobre o manejo de água e solo. Eles ainda terão assistência técnica disponível, depois da entrega das outorgas. A regularização ainda dá o direito aos agricultores a terem acesso aos créditos rurais para a produção agrícola, podendo assim aumentar a produção e gerar mais empregos para a região.

Já em Quebrangulo, os três Sistemas de Dessalinização do PAD vão beneficiar as comunidades de Lagoa Queimada, Barro Vermelho e Água Branca, além de levar água pronta para consumo aos moradores da região, deixando de lado o uso de carros-pipa.

As famílias também receberão um acompanhamento permanente da equipe técnica da Semarh, que estará promovendo oficinas e reuniões regularmente para fortalecer, assim, uma gestão compartilhada. O Programa Água Doce é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e executado em Alagoas desde 2009.

Na quinta (14), em União dos Palmares, será entregue a recuperação da nascente da Serra da Barriga, com a fonte cristalina de Água Dandara. A revitalização da nascente beneficiará mais de 30 moradores da região. Também será entregue à população um chafariz como atrativo turístico, com fluxo para mais de 15 mil pessoas.

O programa de Recuperação de Nascentes já revitalizou mais de 100 nascentes desde 2015. O Programa recupera nascentes que estavam sem funcionamento, ou prejudicadas pela ação do homem. Atualmente são mais de 10 mil famílias que estão consumindo água potável e de boa qualidade de forma diária em Alagoas, com mais de 120 nascentes recuperadas.

Ações acontecem em Delmiro, Quebrangulo e União dos Palmares nesta quarta (13) e quinta-feira (14)  Ascom Semarh

Maratona Hídrica

Percorrendo o Sertão Alagoano por mais de 30 dias, passando por 22 municípios, a Maratona Hídrica da Semarh tem o intuito de levar água própria para o consumo para famílias que moram em regiões de seca e com dificuldade no acesso aos recursos hídricos.

Serão entregues nos municípios equipamentos dos programas executados pela Secretaria. São eles, os Programas Água Doce (PAD), Água Para Todos e o Programa de Microssistemas, que são realizados em parceria com o Governo Federal.

Além dos programas, será feito o cadastro e serão entregues outorgas para o uso da água na região. Além das visitas também serão realizadas visitas aos andamentos das obras que estão sendo feitas dos mesmos programas. Dentre as obras que serão entregues e as que estão em andamento, serão beneficiados um total de mais de 4.100 famílias alagoanos, que terão água pronta para o consumo.

Fonte: AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display


No Banner to display