Governo lança novo APL e abre unidade de beneficiamento para produtores rurais apl - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Governo lança novo APL e abre unidade de beneficiamento para produtores rurais

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, lançaram, nesta sexta-feira (6), em Arapiraca, o Programa de Arranjos Produtivos Locais Alagoas Maior, voltado para o estímulo à comercialização dos produtos de agricultores familiares ligados a cooperativas de produção no Agreste, Sertão e comunidades quilombolas.

 

A solenidade também serviu para a abertura de uma unidade de processamento e packing house destinada ao beneficiamento e embalagem dos produtos, construída na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), a partir de crédito no valor de R$ 300 mil, concedido pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.

 

Lançamento APL Alagoas Maior / Fotos: Neno Canuto

 

A cerimônia aconteceu no segundo dia da 9ª edição do Governo Presente, que atende 11 municípios do Agreste.

 

Na avaliação do governador Renan Filho, as iniciativas no sentido de promover a agricultura familiar em Alagoas têm incentivado o aumento da produção e da qualidade dos produtos rurais em Alagoas.

 

Renan Filho lembrou ainda da criação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, o PAA Alagoas, pelo qual o Estado destina R$ 15 milhões para compra da produção de pequenos agricultores para ser servida em escolas e presídios.

 

Lançamento APL Alagoas Maior / Fotos: Neno Canuto

 

“Estamos trabalhando para resolver as últimas pendências e dar mais ênfase ao programa. Hoje já entregamos 60 tratores e 14 caminhões-frigorífico para agricultores familiares e produtores de leite, parte da maior aquisição de equipamentos agrícolas feita pelo Governo de Alagoas. São 148 tratores, que também vão contemplar a Cooperal, para ajudar no preparo da terra. Nós acreditamos em todos os segmentos da economia, mas aquele que gera renda e mais oportunidades de trabalho é a agricultura familiar. Por isso queremos deixar as cooperativas e associações rurais cada vez mais preparadas”, afirmou o governador.

 

O secretário Rafael Brito destacou o avanço na comercialização dos produtos a partir da abertura da packing house na Cooperal. “A unidade funciona como uma central de beneficiamento de hortaliças e foi construída com recursos do Governo do Estado. Com o beneficiamento, o agricultor poderá vender sua produção por um preço mais alto e conseguir entrar nos maiores supermercados do Estado com um produto com selo de qualidade”, explicou Brito.

 

Lançamento APL Alagoas Maior / Fotos: Neno Canuto

 

Já o lançamento do novo APL Alagoas Maior retoma uma política pública a partir de um novo formato que busca promover capacitações voltadas para o aperfeiçoamento nas vendas, com intuito de gerar emprego e renda para transformar ainda mais o cenário dessas regiões, diminuindo a pobreza e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da população.

 

A presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas, Maria José Alves, comemorou as estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas para o desenvolvimento do setor.

 

Lançamento APL Alagoas Maior / Fotos: Neno Canuto

 

“O APL é mais uma ferramenta que vem para melhorar a agricultura familiar. Nós, que vivemos dela, sabemos como isso pode mudar a vida das pessoas. Para a unidade de beneficiamento fomos buscar os recursos no Estado. Com ela, vamos tratar o produto in natura. Na macaxeira, vamos fazer o processo a vácuo. Com as hortaliças, faremos a higienização. E teremos uma câmara fria. Assim, podemos buscar outros mercados”, afirmou.

 

A 9ª edição do Governo Presente teve início na quinta-feira (5) e segue até este sábado (7), envolvendo todas as secretarias de Estado e órgãos da administração indireta. Estão sendo beneficiados os municípios de Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Taquarana, com ênfase em obras de infraestrutura, educação, abastecimento de água e assistência social.

 

Nesta sexta-feira (6) às ações do Governo Presente no Agreste contam com as presenças do senador Renan Calheiros; do ex-ministro e deputado federal Maurício Quintella; do também deputado federal Givaldo Carimbão; da ex-prefeita de Arapiraca Célia Rocha; do secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, além de deputados estaduais, secretários de Estado, lideranças e prefeitos da região.

AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display