Estratégias de cuidado antimanicomial é tema de live na segunda-feira (1°) WhatsApp-Image-2020-05-28-at-19.27.06-1024×1024 - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Estratégias de cuidado antimanicomial é tema de live na segunda-feira (1°)




Com o objetivo de abordar mais uma temática dentro da área da Atenção Psicossocial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma transmissão online sobre a importância do processo de construção das estratégias de cuidados antimanicomiais. A live, que será transmitida pelo Instagram da Gerência de Atenção Psicossocial, acontecerá às 15h30 da próxima segunda-feira (1°).

Durante a transmissão, três profissionais da área de saúde mental tratarão do processo conhecido como desinstitucionalização, que é caracterizado pela retirada de pacientes internos durante anos em manicômios e oferta de tratamento em uma Rede de Atenção Psicossocial acolhedora e inclusiva.

Com esse processo, os pacientes oriundos desse tipo de terapia passaram a ser acolhidos em seus lares, sendo acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial ou em Residências Terapêuticas.

Em Maceió, 70 usuários são acolhidos e cuidados por uma equipe multidisciplinar em sete residências terapêuticas. Entre os cuidados, atividades rotineiras, como tarefas doméstica, passeios e momentos de lazer também são realizadas, visando reforçar a inclusão social e dar autonomia aos usuários. Conheça um pouco do serviço.

Fonte: Graziela França/Ascom SMS


No Banner to display


No Banner to display