banner ads
Em 2019, Detran bate recorde de exames de direção realizados em Alagoas c8719aab096ca35ec5614599b6292805_L - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Em 2019, Detran bate recorde de exames de direção realizados em Alagoas




Com o objetivo de dar celeridade aos serviços prestados à população alagoana, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) bateu o recorde de exames de direção realizados na capital e no interior do estado. Conforme dados fornecidos pela Chefia de Controle de Condutores (CHCC) em 2017 e 2018, respectivamente, foram realizados 56.498 e 64.430 testes. Já em 2019, até o mês de novembro, foram executados 71.009 exames.

Um ponto positivo que contribuiu com o aumento foi a ampliação do número de vagas para a categoria “B” ocorrida em janeiro, iniciativa que partiu do atual gestor, Adrualdo Catão, em parceria com técnicos das áreas operacionais que também colaborou com a redução do tempo de espera dos candidatos à prova.

O diretor-presidente do Detran/AL comemora o aumento dos exames realizados e reforça o principal objetivo da gestão que é facilitar e oferecer maior comodidade aos usuários dos serviços do órgão.

“Essa é apenas mais uma conquista fruto de um trabalho feito em equipe. O foco é simplificar cada vez mais os serviços prestados à sociedade. Logo que cheguei, percebi que havia uma demanda na parte do atendimento relacionada ao prazo de marcação da banca examinadora e ao exame prático de direção. Imediatamente me reuni com os técnicos da chefia responsável e reorganizamos o processo para diminuir o prazo de espera retomando os exames no período da tarde”, explica o gestor.

Atualmente, a Subchefia de Avaliação de Candidatos e Condutores é composta por 24 examinadores de trânsito. As exigências para ser integrante da equipe são: Ser servidor público efetivo, ter formação acadêmica superior e curso de examinador de trânsito.

REFERÊNCIA NACIONAL

O Detran/AL é referência em vários serviços relacionados ao processo de condutores e a banca examinadora se destaca pela segurança no sistema de validação biométrica e também a tecnologia empregada nos exames da capital com uso de tablet pelos avaliadores e resultado on-line do teste.

O chefe de controle de condutores da autarquia, Wilton Costa, observa que a tecnologia agrega valor, eficácia e segurança, mas o comprometimento humano com a eficiência e impessoalidade na avaliação é o grande destaque na prestação do serviço para sociedade.

PROCESSO DE FORMAÇÃO

Durante a prova prática, os examinadores analisam o conhecimento prático dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médicos e psicológicos, e que também já concluíram a carga horária de aulas práticas e teóricas ministradas pelo Centro de Formação de Condutores de sua escolha.

De acordo com dados da Banca Examinadora do Detran/AL, de janeiro a novembro deste ano, 52,26% dos candidatos à categoria “B” foram aprovados na prova prática e 47,73% foram reprovados.

Para Lúcia Eliziário, examinadora de trânsito do Detran/AL e Psicóloga, o papel de avaliar exige muita responsabilidade, ética e comprometimento com a profissão.

“Amo o que faço, amo ser examinadora. Por também ser psicóloga tenho uma facilidade maior em entender o ser humano como um todo. Sabemos que a CNH é como se fosse uma segunda carteira de trabalho, muitos estão no processo de obtenção porque precisam dela para conseguir um emprego. Todos os dias tentamos desmistificar a imagem de que o examinador somente está ali para sabotar ou prejudicar o candidato. Nosso objetivo é tratá-lo da melhor maneira possível, pois sabemos que é um momento de tensão e auto cobrança para a maioria deles”, ressalta Lúcia.

O Detran/AL reforça que a boa formação do condutor é fundamental para a conquista da CNH, além de o controle da ansiedade e do nervosismo que contribuem para a aprovação.

A autarquia orienta, ainda, que antes de iniciar o processo, o usuário deve observar se o CFC escolhido está credenciado junto ao departamento de trânsito, buscando informações junto aos órgãos de controle e de defesa ao consumidor também.

Atualmente, em Alagoas, 110 CFC’s estão credenciados e aptos para oferecerem o serviço. Para ter acesso a lista das empresas basta acessar o site www.detran.al.gov.br e clicar na área “habilitação”.

No endereço eletrônico, também é disponibilizado o ranking das autoescolas que contém a listagem de aprovação e reprovação dos candidatos à obtenção da CNH nos exames teóricos e práticos especificados por CFC.

Fonte: AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display


No Banner to display