Defesa Civil inicia colocação de lonas em áreas de risco WhatsApp-Image-2020-04-01-at-12.01.50-2-377×290 - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Defesa Civil inicia colocação de lonas em áreas de risco




A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) iniciou, nesta quarta-feira (1), o processo de colocação de lonas em áreas de risco de Maceió. A medida tem caráter paliativo e pretende minimizar os riscos dos deslizamentos de terra durante o período chuvoso, que tem início no mês de abril.

O trabalho teve início no Vale do Reginaldo e estima-se que cerca de 3.180m² de lona serão utilizados na área. Segundo o diretor de Planejamento e Redução de Risco da Defesa Civil, Arthur Rodas, o processo começou pela região em decorrência do número de ocorrências que foram registradas no último período chuvoso.

“O Vale do Reginaldo foi uma região que teve uma incidência grande de ocorrências no último período chuvoso, e é considerada uma área crítica. Seguimos um cronograma que elenca as regiões de maior risco para menor risco, com toda adequação para que a população não tenha problemas de acessibilidade ou deslizamento”, disse.

Defesa Civil inicia o processo de colocação de lonas nas áreas de risco de Maceió. Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió já identificou, em conjunto com os líderes comunitários da cidade, cerca de 40 pontos que precisam da instalação das lonas, distribuídos em 12 bairros. De acordo com Arthur Rodas, a identificação desses pontos é feita após um cruzamento de dados entre o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e os registros de ocorrências.

Sobre o processo de instalação, o diretor esclarece que antes do recebimento das lonas o terreno sofre ajustes como a retirada da vegetação. “Inicialmente fazemos uma avaliação da área, que engloba o ajuste da vegetação. Após esse momento é feita uma escavação no entorno da barreira e a lona é colocada. Em alguns casos piquetes são necessários para a fixação e durabilidade”, explicou.

Para Edvaldo Francisco, líder comunitário do Vale do Reginaldo que acompanhou a ação, as lonas dão suporte à comunidade. “As lonas ajudam bastante a conter o deslizamento das barreiras, o que nos traz mais segurança e dá suporte a toda comunidade”, ressaltou.

Defesa Civil inicia o processo de colocação de lonas nas áreas de risco de Maceió. Foto: Ascom Defesa Civil

Dinário Lemos, coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil de Maceió, falou sobre a importância da medida paliativa. “A Defesa Civil é responsável por elaborar ações preventivas e emergenciais, e a colocação das lonas está inserida na Operação Inverno, que antecede o período chuvoso e envolve diversas secretarias da Prefeitura de Maceió. Apesar de paliativas, as lonas têm a função de escoar a água e redirecioná-la, evitando que a região fique saturada e o terreno deslize. Fazer esse trabalho é importante para minimizar os efeitos das chuvas e evitar desastres ambientais”, disse ele.

Para solicitar a colocação de lonas, os líderes comunitários podem ligar para a Defesa Civil de Maceió, que irá agendar uma visita ao local. O acionamento deve ser feito no horário de 8h às 14h, através do número 0800 030 6205, de segunda a sexta-feira.

Em cumprimento ao Decreto Municipal nº 8.846, que estabelece ações de prevenção contra o coronavírus, a Compdec suspendeu o atendimento presencial, que só acontece com agendamento prévio. O órgão fica localizado na Rua Cônego João Barros Pinho, 107, no bairro Pinheiro.

Fonte: Lisa Gabriela (estagiária) / Ascom Defesa Civil


No Banner to display


No Banner to display