Bombeiros e Grupamento Aéreo ampliam suporte aeromédico em Arapiraca GRUPAMENTO - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Bombeiros e Grupamento Aéreo ampliam suporte aeromédico em Arapiraca

728x90

Com o objetivo de diminuir o tempo-resposta na região de Arapiraca e adjacências, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) ampliaram o serviço aeromédico nesse período de folia.

 

Com o uso do helicóptero multifunção, o Falcão 05, o serviço dos bombeiros é potencializado e o tempo-resposta no atendimento a ocorrências de acidentes automobilísticos, afogamentos e buscas e resgate de pronto atendimento é diminuído.

 

(Fotos: Ascom/CBMAL)

 

O serviço foi iniciado no sábado de carnaval e durará até esta terça-feira (13). Segundo o coronel André Madeiro, comandante do Grupamento de Operações Aéreas, o uso da aeronave funcionará durante o carnaval e após o período serão analisados os resultados, para a possível implantação de uma base fixa em Arapiraca.

 

“Diante do elevado número de ocorrências na região, vimos a necessidade de implantar o serviço nesse local, pois, com apenas uma guarnição, ampliamos nosso raio de ação e visão, aumentando também a sobrevida do acidentado”, disse o coronel, enfatizando que em alguns casos o tempo-resposta diminui em até 70%.

 

A guarnição é composta pelo piloto, por um médico e um enfermeiro, ambos do Samu, e um bombeiro militar. Durante os quatro dias de carnaval foram realizadas ações de monitoramento em Arapiraca e áreas litorâneas, compreendendo o percurso das cidades de Penedo e Jequiá da Praia. Até a segunda-feira (12), a equipe atendeu a três chamados.

 

(Fotos: Ascom/CBMAL)

 

A parceria do Corpo de Bombeiros e Grupamento de Operações Aéreas foi iniciada em julho de 2010 e, desde então, já realizou 1.439 atendimentos. Até o mês de outubro de 2017 foram salvas 131 vidas.

 

Para solicitar o atendimento do Corpo de Bombeiros basta ligar 193, e a central analisará a necessidade de acionar o socorro aereomédico.

AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display