Animais da região do Pinheiro são vacinados contra a raiva Antirrábica-Pinheiro-15-1024×703 - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Animais da região do Pinheiro são vacinados contra a raiva

Ação ocorreu por meio do Programa de Apoio aos Animais e também contemplou os bairros do Mutange, Bebedouro e Bom Parto

Nesta segunda-feira (9), moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto puderam vacinar seus gatos de estimação contra a raiva. A imunização, que ocorreu em um espaço próximo ao supermercado Pilar (Pinheiro), integrou a campanha antirrábica 2020 promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa também se trata de uma parceria com a Braskem e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Apoio aos Animais, que visa dar assistência aos tutores de animais na área de desocupação desses bairros.


Vacinação antirrábica em gatos. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

De acordo com Samy Barros, coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do Município, a programação ocorre semanalmente para que os profissionais consigam vacinar todos os animais desses bairros. “Hoje vacinamos gatos, mais a frente serão cães, depois voltamos para os gatos e aos poucos vamos tentando cobrir todo esse território. Essa vacinação é muito importante, pois foi registrado um caso de raiva na área rural, que embora um pouco distante da área urbana, demonstra que existe uma variação do vírus em circulação, então é preciso que estejamos alerta e imunizando esses animais”, explicou.


Samy Barros, coordenador da Unidade Vigilância em Zoonoses (UVZ). Foto: Neno Canuto – Ascom/ SMS

Para ter direito à vacina para o seu animal de estimação, foi necessário que o morador apresentasse comprovante de residência confirmando morar em um dos quatro bairros. Ao todo, foram disponibilizadas 100 doses para a comunidade. Durante a ação, animais que vivem na rua trazidos por esses moradores também foram vacinados.


Profissionais fazem triagem dos animais. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

O Programa

O Programa de Apoio aos Animais, por meio de suas instituições parceiras, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da SMS, Braskem e Ufal, desenvolve ações de vacinação, castração, registro, atendimentos clínicos, acompanhamento dos médicos veterinários no momento da mudança e guarda temporária dos animais, quando não há espaço para o animal no novo imóvel provisório.

Sobre a doença

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que se multiplica no sistema nervoso central e segue para as glândulas salivares, sendo o cão e o gato os principais hospedeiros na área urbana.

A doença apresenta o período de transmissão de dois a três dias antes do surgimento dos sintomas clínicos, em animais domésticos, durando por toda a evolução da doença, com a morte ocorrendo entre cinco e sete dias após a manifestação sintomática. Não existe tratamento específico para a raiva, por isso a vacinação é forma mais eficaz para impedir que o vírus alcance a população.

Fonte: Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS


No Banner to display


No Banner to display