Alagoas representa o Nordeste em audiência pública na Câmara dos Deputados 72a8ebe54a9331760135713f54726618_L - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Alagoas representa o Nordeste em audiência pública na Câmara dos Deputados




Comissão externa para ações preventivas ao coronavírus da Câmara Federal realizou reunião técnica sobre o panorama da pandemia no Brasil, em formato de audiência pública, na quarta (20), por teleconferência.

O Comitê Científico do Consórcio de Governadores do Nordeste (C4NE) foi representado pelo professor Fábio Guedes Gomes, que preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Conselho Nacional das Faps (Confap). Na ocasião, ele apresentou aos deputados federais os dados utilizados na reunião mais recente do C4NE com os governantes dos nove estados.

“Não somos um comitê que está fazendo pesquisa, nem elaborando dados primários, necessariamente. Estamos tentando entender a dinâmica da pandemia no Nordeste para auxiliar os governadores sobre a melhor maneira em que eles podem atuar em várias frentes”, declarou o gestor.

Fábio Guedes definiu a pandemia como um problema interdisciplinar, com prioridade nas áreas médica e biológica, apresentando dados sobre o espraiamento do vírus nos estados do Nordeste, com gráficos que deixam clara a tendência de movimento a partir do litoral, das capitais para o interior: Em 24 de abril havia 400 municípios infectados na região; em 11 de maio, já eram 1005.

Os deputados também convidaram para a audiência pública Wanderson de Oliveira, secretário nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, desde a gestão Mandetta; Leonardo Vilela, consultor técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde Conas e Natália Pasternak, bióloga do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

A audiência pode ser assistida no canal da Câmara Federal no Youtube. O C4NE publica os boletins semanais de recomendações aos governadores em seu site oficial.

Fonte: AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display


No Banner to display