Alagoas inicia o ciclo 2018 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 3664129a7732195c0544a0084e17785a_L - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Alagoas inicia o ciclo 2018 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

728x90

728x90

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promove, nesta terça-feira (27), o primeiro seminário do ciclo 2018 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento tem início às 9h, no auditório da Reitoria da Ufal, e contará com a presença de alfabetizadores da rede pública estadual.

 

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos federal, estaduais e municipais desde 2012, que visa atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de ‘alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental’.

 

Valdir Rocha

 

O objetivo do PNAIC é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se, também, pela definição de metas a serem alcançadas, pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios.

 

Participam do seminário, 13 gerentes regionais de Educação, 103 coordenadores locais, 2.810 professores da educação infantil, além de 504 coordenadores pedagógicos e 159 formadores locais. Estarão presentes ainda 5.604 professores alfabetizadores e 881 coordenadores do PNAIC do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

 

Valdir Rocha

 

Parceria

 

A secretária executiva de Educação, Laura Souza, destaca a importância da parceria entre a Seduc e Ufal, por meio do PNAIC, para a melhoria dos índices de alfabetização no Estado.

 

“Este ano estamos vivendo o ano da alfabetização, pois teremos a Avaliação Nacional de Alfabetização, (ANA). Essa parceria entre Seduc, Ufal e Undime é essencial principalmente no quesito formação e como o PNAIC tem um eixo muito forte em formação de professores é muito importante termos a Universidade ao nosso lado neste processo. Vamos, todos, em um grande regime de colaboração em prol de nossas crianças”, frisou a secretária, acrescentando que a Seduc também está se organizando para ter a sua ação para garantir a alfabetização na idade certa para as crianças alagoanas.

Fonte: AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display