Programa Cidadania com França Moura.
Renan Filho assina ordem de serviço para reforma do Hemoal nesta quinta (20) HEMO - 0 Comentários*Enter your name*The entered E-mail is invalid.*2 caracteres no mínimo.Do not change these fields following Ampliar Imagem

Renan Filho assina ordem de serviço para reforma do Hemoal nesta quinta (20)

O governador Renan Filho assina, nesta quinta-feira (20), às 9h, a ordem de serviço para a recuperação e reforma do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A cerimônia, que vai ocorrer na sede do órgão, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, em Maceió, irá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

 

Orçada em R$ 1.239.756,65, a obra será executada pela Inove Construções e deve ser concluída em dezembro de 2017, conforme prevê o contrato 91/2017, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição de terça-feira (18).

 

Toda a área administrativa do Hemoal vai contar com modernas instalações, segundo prevê o projeto elaborado pela Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

De acordo com o secretário Christian Teixeira, a obra de recuperação do Hemoal representa o esforço do Governo do Estado para modernizar as instalações físicas de todas as unidades ligadas à Sesau.

 

“Além do Hospital da Mulher, cujas obras estão avançadas, e do Hospital Metropolitano, que deve ser iniciado nos próximos dias, iremos reformar o Hemoal, que presta relevantes serviços aos alagoanos”, salientou o secretário.

 

Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde irão entregar duas viaturas para a Hemorrede Pública de Alagoas, sendo um para o Hemoal e a outra para o Hemocentro Regional de Alagoas (Hemoar).

 

Os veículos, cujo investimento foi de R$ 259.800, serão utilizados no transporte de voluntários para se candidatarem à doação de sangue, facilitando o acesso e contribuindo para manter o estoque estabilizado.

 

O Hemoal

 

Responsável pela Política de Sangue e Hemocomponentes do Estado, o Hemoal foi inaugurado em 1981 e tem como objetivo garantir à população o fornecimento de sangue e hemocomponentes em qualidade e quantidade necessárias à demanda transfusional das unidades públicas de saúde. Também é atribuição do órgão prestar serviços assistenciais nas áreas de hematologia e hemoterapia, bem como assegurar programas de pesquisa e ensino.

 

Além da Unidade Trapiche, onde estão localizadas as áreas administrativas e de laboratórios, o Hemoal possui também a Unidade Farol, situada no Hospital do Açúcar, a Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe e o Hemoar, em Arapiraca.

 

Segundo o Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade, mensalmente são captadas entre 2.600 e 3 mil bolsas de sangue, que são distribuídas para as maternidades e hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o Hospital Geral do Estado (HGE) responsável por consumir 80% do estoque diário.

AGÊNCIA ALAGOAS


No Banner to display